terça-feira, 30 de março de 2010

QUE DIFERENÇA FARÁ?

Certa vez li um folheto que tinha um título bem interessante:  "Que diferença fará?". Ele mostrava que, independentemente da vida que tivermos aqui na terra, seja ao andar com um carro zero ou de ônibus, se morarmos em uma mansão ou em uma choupana,  se formos patrões ou meros empregados, isso não tem valor algum ante a eternidade.

Gostaria de parafrasear esta frase e pensar a mesma coisa em relação à leitura: "Que diferença fará a leitura em minha vida?"
 
Isso tem várias implicações que deveríamos pensar.

A primeira delas se relaciona aos livros que escolho para ler.  Podemos pensar que conhecemos alguém pelos livros que ele lê, pelos livros que o interessam. Uma pessoa piedosa entende que precisa crescer e entende que os livros podem ser uma tremenda ferramenta para seu desenvolvimento pessoal. 
 
Entende que não precisa ler tudo e que precisa fazer escolhas de boas leituras, especialmente aquelas que o desafiam a pensar em seu relacionamento com Deus.
 
Portanto, avalie bem o que você lê. Escolhas livros que o ajudem em sua vida com Deus, livros que expõem a Bíblia e não usam para seus propósitos, livros que expõem o Conselho de Deus.

Boas leituras farão uma imensa diferença àqueles que se dispuserem a crescer em Cristo, se dispuserem a avaliarem-se por meio das Escrituras através de autores fiéis ao seu ensino.

segunda-feira, 29 de março de 2010

CONHECER E APLICAR

Nos últimos anos nós, os brasileiros, temos um grande privilégio com a publicação de inúmeros livros, evangélicos , muitos de exelente qualidade, outros questionáveis, com suas falsas teologias, modismos, recheados de conceitos que aparentam serem bíblicos.

Autores como C.S. Lewis, John Piper, John MacArthur Jr, Tedd Tripp, Charles H. Spurgeon, e outros menos conhecidos são cada vez mais comuns em nossas livrarias. Pessoas que procuram expor com fidelidade as Escrituras, sempre desafiando aos seus leitores no estudo diligente e na prática a Palavra de Deus.
Porém, todo este privilégio deveria ser seguido por algumas atitudes de todos aqueles que apreciam bons livros. A primeira delas é a sua leitura deveria sempre ser feita com o livro em uma mão e a Bíblia na outra, ou seja, comparando o livro e sua argumentação com as Escrituras. 

Os livros sempre devem sempre nos levar de volta à Palavra de Deus, a um estudo mais profundo dela, a uma reflexão sobre Seus princípios e implicações e aplicações para nosso dia a dia. 
Bons livros observam, interpretam e aplicam bem as Escrituras. Bons livros a exaltam e não a usam para os seus fins e ideias. 

Também devemos ler e aplicar seus ensinos às nossas vidas. Não adianta nada lermos bons livros, se não nos preocupamos em colocar em prática aquilo que lemos. É necessário sempre ler e avaliar como podemos e devemos aplicar em nossa vida diária, o que fazer e o que mudar e como aquele conceito afeta a minha vida. 

Ler por ler, sem se preocuparar com estas duas atitudes é perda de tempo, engrandecerá seu ego e não será de grande valia para uma vida que busca a semelhança com Cristo. 

Portanto, leia, leia sempre bons livros. Avalie seu ensino com as Escrituras e busque aprender com eles procurando aplicar e tornar sua vida um modelo de piedade.

A MORTE DE JESUS

Não pode haver maior escândalo que o assassinato premeditado de um inocente. No caso de Jesus, foi muito mais que um escândalo, foi uma conspiração sem precedentes de injustiça, crueldade e interesse político e religioso, aliado ao método mais cruel de morte: a cruscificação.

Avaliação
Nela o autor se propõe a expor os eventos da última semana antes da cruscificação de Jesus Cristo.

Cada capítilo aborda um tema daquela semana, trazendo aplicações práticas para nossas vidas.

Indicação
A todos aqueles que gostam de uma boa leitura e querem aprender mais sobre esta semana que mudou o mundo este é uma boa pedida.

Sua mensagem é clara e objetiva. Em cada capítulo localizar dentro do contexto daquela época, nos situando na situação daqueles importantes dias.

Aqueles que desejam conhecer mais como foi a semana da páscoa, deveriam ler este livro. Sua leitura vai ajudar a ter uma perspectiva mais abrangente e bíblica sobre o impacto, a importância e os resultados da morte de Jesus.


Ficha Técnica
Autor: John MacArthur, Jr.
Editora: Cultura Cristã
Formato: 16x23cm - 239pg. - brochurra
1 Edição: 2003

CONSELHEIRO CAPAZ


Este livro nasceu do desejo- de seu autor, Jay  Adams, em exercer o ministério de aconselhamento cristão de forma fiel å Palavra de Deus.
Procurando respostas na psicologia, foi grande a sua decepção ao descobrir que a maioria dos conselheiros cristãos recomendava princípios e métodos contrários às suas convicções evangélicas. Como pastor, ele não poderia lidar com o problema do pecado como se este fosse uma doença. Consciente da complexidade dos problemas humanos que requerem o auxílio de um conselheiro capaz, Jay Adams investiga as raízes desses problemas e, sem ignorar as questões patológicas e cientificas, apresenta os princípios da Palavra de Deus como o mais rico e eficiente material para a prática do aconselhamento„ Como complementação desta obra que já se tornou uma referência na prática do aconselhamento cristão, Jay E. Adams escreveu também o Manual do Conselheiro Cristão. Ambas as obras devem ser lidas cuidadosamente e utilizadas como fonte de consulta por todos aqueles que desejam se envolver no ministério de aconselhamento cristão.

Sumário: 

1. O Cristianismo e a Psiquiatria na Atualidade.
2. O Espírito Santo e o Aconselhamento.
3. Que Há de Errado com os Doentes Mentais?
4. Que é Aconselhamento Noutético?
5. O Pastor como Conselheiro Noutético.
6. O Aconselhamento Noutético e o de Rogers.
7. Confessai os Vossos Pecados.
8. Resolvendo Nouteticamente os Problemas.
9. Alguns Princípios das Técnicas Noutéticas.
10. Comunicação e Aconselhamento Grupal.
11. Professores Cristãos como Conselheiros Noutéticos.

Avaliação:
Este livro, é um marco no meio evangélico, apontando para os problemas dos homens, as dificuldades das abordagens seculares e uma resposta bíblica aos problemas que o ser humano enfrenta. Lidando com problemas comuns a todos os homens, como ira, medo, depressão, perdão, ele serve como referência a todos os que querem ajudar os outros. Ele é um marco no Aconselhamento Bíblico, pois foi este autor que deu os primeiros passos para pensar os fundamentos do Aconselhamento Bíblico como ele é conhecido hoje.
 
Indicação:
A leitura deste livro ajudará a entender qual a relação da psicologia e as Escrituras, como avaliar os conceitos humanistas contidos em várias abordagens ditas evangélicas, bem como dará várias orientações práticas para o aconselhamento bíblico centrado nas Escrituras.
Ele é indicado especialmente aos pastores e líderes da igrejas em geral e pessoas que estejam envolvidas com discipulado e aconselhamento bíblico.
Veja Ainda outros livros do autor:
Manual do Conselheiro Capaz
Teologia do Aconselhamento Cristão

Ficha Técnica:
Título: Conselheiro Capaz
Título Original: Competent to Counsel
Autor: Jay Adams
Editora: Fiel & ABCB
Formato: 14 x 21cm

267 páginas
Acabamento: brochura com abas
8 Edição: 1999 (reedição 2015)
 

Adquira este livro em nossa loja virtual BIBLIOTECA EVANGÉLICA: Conselheiro Capaz (clique aqui)

quarta-feira, 24 de março de 2010

TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA ESCOLA DOMINICAL



Ensinar é um tremendo desafio. Ensinar é um privilégio. Ensinar é responsabilidade da igreja local. Boas igrejas investem no treinamento de seus professores.
Pensando nisso oferecemos um treinamento específico para professores de EBD e pessoas que estejam interessadas em aprender como preparar e apresentar uma aula,
Este primeiro treinamento tem o objetivo de auxiliar e capacitar o professor da Escola Dominical tanto no preparo como na apresentação de sua aula bíblica.

Ele atende a professores de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Nele estudaremos qual o papel do professor, como ele pode preparar a sua aula e como ele pode apresentá-la, com inúmeras dicas de como abordar seus alunos em sala de aula.

O treinamento é prático, onde o aluno terá ao final um pequeno esboço de uma aula bíblica.

Eis algumas coisas que você vai aprender:
  • Preparar sua própria aula bíblica;
  • Utilizar diversos livros de referência para consulta;
  • Estimular o gosto pelo estudo bíblico;
  • Elaborar seus próprios planos de aula;
  • Trabalhar com diversos materiais didáticos;
  • Apresentar a aula baseada na Bíblia e de maneira didática, adequado à idade do aluno.
Para maiores informações de como podemos oferecer este curso e outros em sua igreja, entre em contato conosco: biblioteca_evangelica@yahoo.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

HISTÓRIA DO MOVIMENTO MISSIONÁRIO

A história da expansão do cristianismo é, por sua vez, inspiradora e aterradora, servindo-nos de chamado e advertência. Chama-nos a seguir a linha esplendorosa daqueles que antes de nós deram testemunho de sua fé. E nos adverte do perigo de imaginar que, por sermos cristãos fieis não precisamos nos preocupar com as consequências de nossas ações e de nossas atitudes

Avaliação:
Este é um livro de missões escrito por um teólogo e historiador. Gonzales é bem conhecido no Brasil por sua obra de 10 volumes sobre a história da igreja. Nesta nova obra, também recente nos EUA, o autor focaliza a história do ponto de vista missionário.

Destaca-se as descrições de locais onde encontramos poucos registros, tais como por exemplo a evangelização fora do império romano, nos países latinos.

O livro é bem acabado. Seu papel e capa dura fazem com que ele seja mais bem conservado bem como tenha uma impressão melhor para quem o vê.

Indicação:
Para quem já leu outras obras de Gonzales gostará desta também, pois o seu estilo permanece o mesmo, sendo os grandes destaques sua simplicidade na leitura.

Os alunos de missões terão o prazer de ver como Deus agiu e age na história. Esta é uma boa indicação para um curso de missões.

Também o amante de história apreciará também a sua leitura.

Aqueles que querem conhecer mais de como Deus tem agido ao longo dos anos ficarão impressionados com e como Deus tem agido na história.

Ficha Técnica:
Autores: Justo L. González/Carlos Cardoza Orlandi
Editora: Hagnos
Formato:
14 x 21 - 544 pg. Capa Dura
1
Edição 2010

Nova chave linguística do novo testamento grego

A Nova Chave Linguística é um primoroso auxílio para compreender e traduzir o texto grego do Novo Testamento. Ela explica a forma e o significado de palavras e construções gramaticais, sendo uma elaboração totalmente nova em termos filológicos a partir do texto-base grego (27ª edição de Nestle-Aland).


Avaliação:
Esta obra tem uma série de virtudes que precisam ser destacadas: ela é bem densa e completa. O formato do livro (capa dura) facilita seu uso preservação. As folhas são finas mas não transparentes, além de sua cor que não cansa a vista e facilita a leitura. A diagramação está bem feita, com os caracteres em gregos preservados, o que facilita em sua pesquisa.

Porém, o que mais impressiona neste livro está em suas páginas: cada palavra é tem uma explicação básica no corpo do texto; há um anexo gramátical extenso no final do livro que o leitor poderá consultar para relembrar algum aspecto da gramática; possíveis traduções da palavra ou expressões do texto; logo nas primeiras páginas são encontradas as palavras com mais de 40 ocorrências no NT Grego; citações de outras obras que podem ser consultadas.

Indicação:
Esta é uma obra fundamental na prateleira de todo estudante de grego. Ela servirá de apoio a um pesquisa mais elaborada tanto a pastores, professores de EBD, professores de seminário que desejam aprofundar-se no texto bíblico do Novo Testamento em sua língua original.

Ficha Técnica:
Autores: Wilfrid Haubeck & Heinrich Von Siebenthal
Editora: Hagnos
Formato
: 16 x 23 - 1472 pg - Capa Dura
1 Edição - 2010

UMA MULHER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Elizabeth apresenta de modo bem especial lições práticas extraídas da Bíblia, que ajudarão a descobrir quais são as prioridades de Deus para a vida da mulher.

Estes são alguns dos temas abordados neste livro: um coração dedicado a Deus; um coração que obedece; um coração que faz da casa um lar; um coração que encoraja.


Avaliação:
Este é livro de leitura muito agradável, de uma autora que demonstra seu amor a Deus através de inúmero exemplos práticos que incentivam a mulher a caminhar com Deus.
É um livro bem feito em sua encadernação e acabamento.
Seu guia de estudos ajuda a pensar e a aplicar os princípios abordados em cada capítulo.


Indicação:

Este livro é indicado a todas as mulheres que desejam ter uma vida que agrade a Deus. Vale a pena a sua leitura e estudo cuidadoso para todas as mulheres.
As noivas terão neste livro uma boa orientação para as novas perspectivas da vida matrimonial.


Ficha Técnica:

Título: Uma mulher segundo o coração de Deus
Titulo Original: A woman after God's  own heart
Autora:Elisabeth George
Editora: Hagnos
271 páginas
Formato: 14 x 21cm
Acabamento: brochura com abas
Edição: 2015
ISBN:
8524301988

Adiquira esta livro na loja BIBLIOTECA EVANGÉLICA: Mulher Segundo o Coração de Deus

PASTOREANDO O CORAÇÃO DA CRIANÇA

Partindo da premissa de que aquilo que a criança diz e faz é fruto de escolhas e decisões de seu coração, o autor nos ensina como um pai pode estabelecer e pôr em prática os objetivos que ajudam a criança a se desenvolver e se tornarem adultos responsáveis e tementes a Deus. 
Dr. Tripp mostra como podemos alcançar o coração de nossos filhos, ao invés de apenas alterar seu comportamento.

Avaliação:

Um livro prático, bíblico e importante para os pais cristãos que desejam criar seus filhos de acordo com o padrão das Escrituras.
 

Ao abordar como as crianças agem e reagem ele demonstra também como nós agimos e reagimos. Destaca-se nele também a boa formulação das perguntas ao final de cada capítulo que nos ajudam a refletir sobre o tema abordado e em possíveis aplicações à sua vida familiar.

Indicação:

Este livro é indicado tanto a pais de primeira viagem, como a pais com seus filhos ainda por criar. Mesmo que não tenha errado em alguns conceitos da criação, ele o ajudará na correção de rota nesta importante tarefa.
Também recomendo aos professores de crianças de EBD, com especial atenção aos primeiros capítulos. Pastores poderão utilizá-lo como importante ferramenta para orientar os casais de sua igreja. 

Sua leitura ajudará na educação adequada de nossos filhos, nos ensinando como podemos descobrir quais as reais motivações das crianças.

Sobre o Autor:
Dr. Tedd Tripp é o pastor da Grace Fellowship Church, em Hazleton, Pensilvânia, onde serve como presbítero desde 1976 e como pastor desde 1983. Dr. Tedd é graduado pelo Geneva College (BA em História), pelo Philadelphia Theological Seminary (MDiv) e pelo Westminster Theological Seminary (DMin) com ênfase em Aconselhamento Pastoral. É preletor de conferências e seus livros e materiais audiovisuais são usados por todo o mundo.

Ficha Técnica
Autor: Tedd Tripp
Editora: Fiel
Formato: 14 x 21 cm - 228 pg. - brochura
4 Edição: 2005

NOSSA SUFICÊNCIA EM CRISTO

Neste livro John MacArthur apresenta como a igreja moderna tem trocado sistematicamente a suficiência das Escrituras, por outras teorias, tais como a psicologia, o pragmatismo, o "show bussiness". Nos seus doze capítulos ele mostra como a Palavra de Deus é suficiente para cuidar da vida do ser humano, tanto no aconselhamento, como na vida pessoal, argumentando que o cristão não precisa nada mais, além da palavra de Deus que é suficiênte.

Avaliação:

Este é um dos melhores livros de John MacArthur Jr já publicados em português. De modo direto, como é de seu estilo, ele apresenta em seus  primeiros capítulos como falsas verdades tem penetrado na igreja contemporânea, principalmente na área do aconselhamento cristão.

Por meio de um estudo criterioso das Escrituras, ele mostra que toda a Escritura é suficiente para orientar a vida do ser humano.

Também mostra como as psicologias atuais tem minado a revelação da verdade e tem relegado as Escrituras a um segundo plano.
 
De forma clara ele aborda as várias psicologias à luz das Escrituras, e procura construir um argumento sobre a suficiência da Palavra de Deus no auxilio das pessoas com seus problemas pessoais.

Indicação:

Este livro é indicado a todos os crentes. Sua argumentação é clara, simples e bíblica. Sua leitura ajudará a entender como as Escrituras podem lidar com qualquer problema humano.

Ficha Técnica
Título: Nossa Suficiencia em Cristo

Subtítulo: Três Influencias Letais quem minam sua vida espiritual
Título em Inglês: Our Sufficiency in Christ
Autor: John MacArthur, Jr.
Editora: Fiel

224 páginas
Formato: 14 x 21 c

Acabamento: brochura
2 Edição: 2001


Adquira este livro em nossa loja virtual BIBLIOTECA EVANGÉLICA: Nossa Suficiencia em Cristo (clique aqui)

PENSE BÍBLICAMENTE

O que pensamos, molda quem somos. Por isso a Bíblia nos diz: "E não vos conformeis a este mundo, mas tranformai-vos, pela renovação da vossa mente..." - Rm 12.2. Em um mundo onde diferentes vozes competem com nossa lealdade, devemos distinguir entre o bom e o mau. Deus é o Criador deste mundo; Sua voz - Sua Palavra - deve guiar nossos pensamentos e nossas vidas.

Avaliação

Pensar biblicamente é imprencidível às pessoas que querem agradar a Deus. Este livro nos ajuda a ver como podemos pensar nas implicações e aplicações possíveis que os cristãos devem fazer diante de uma sociedade secularizada e cada vez mais distante das Escrituras.

John MacArthur, juntamente com outros escritores, nos ajuda a refletir este pensamento e como podemos e devemos usar os pensamentos contidos nas Escrituras em nossa vida diária.

Indicação

Diante de tantos enganos que tem surgido ultimamente no meio evangelico, este livro se torna imprencidivel a todo aquele que gostaria de conhecer e refletir em sua vida os pensamentos de Deus.

Ele nos ajuda a enxergar como a secularização está sendo absorvida sem critérios pelas igrejas, que não se preocupam mais em avaliar pelo melhor filtro dado por Deus: A Bíblia.

Pense Biblicamente veio em boa e creio que nos ajudará a fundamentar nossa fé e nossos valores na Verdade.

Ficha Técnica
Autor: John MacArthur, Jr.
Editora: Hagnos
Formato: 16,5 x 23,5cm - 540pg. - Capa Dura
1 Edição:Junho - 2005
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial